Logo Escolas Médicas

Notícias

Ufal muda internato do curso de medicina

24/01/2007 11:36:24

26/01/2007

Ufal muda internato do curso de medicina


A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (famed/Ufal) inicia no próximo dia 1º de fevereiro a nova proposta para o internato do curso.

Umas das mais importantes discussões hoje no ensino médico é a mudança curricular na graduação, tentando superar o paradoxo entre o ensino médico centrado no hospital e a medicina desejada com uma dimensão humanista, capacitando o aluno a desenvolver ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde levando em conta a responsabilidade social de sua profissão.

Está discussão vem ganhando aliados importantes como o Programa de Incentivo a Mudanças Curriculares em Cursos de Medicina que tem como objetivo reorientar o produto das escolas médicas dando ênfase as mudanças no modelo de atenção a saúde, em especial aquelas voltadas para o fortalecimento da atenção básica.
Diante deste novo conceito de formação a FAMED/UFAL ampliou seu internato para dois ano, estabelecendo que o primeiro ano do internato, que equivale ao 5º ano do curso, se realizasse, prioritariamente, em urgência e emergência (Unidade de Emergência, Saúde Mental e Maternidade baixo risco) e na atenção básica em equipes de Saúde da Família. O segundo ano do internato (último ano do curso) será desenvolvido no Hospital Universitário (clínica médica, cirúrgica, ginecologia/obstetrícia e pediatria) e no estágio rural.

Esta nova proposta para o internato terá início na próxima quinta-feira, dia 1º.

enviar para amigo >>  
compartilhe >>
voltar

deixe sua opinião

Médicos, Residentes, Professores, Coordenadores de Escolas Médicas

clique aqui

Estudantes,
Acadêmicos de Medicina

clique aqui

NEWSLETTER

Nome:
Email:
Banner

EscolasMedicas.com.br © 2010

Logo Hidea